sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Boas vindas ao ISDOM

 A turma de engenharia é muito impecavél.
Vamos lá malta, a caloirada vai mostrar o que vale.

2 comentários:

  1. Então malta o que acharam do cortejo de ontem

    ResponderEliminar
  2. Chefe ANTÓNIO isto assim não vai nem vem!
    História da tua terra:
    Acredita-se que a sua fundação possa remontar à época da Invasão muçulmana da península Ibérica ou até mesmo aos galo-celtas.

    No contexto da Reconquista cristã da península, de acordo com um documento existente na Torre do Tombo, recebeu foral aos "21 dias de Outubro da era de 1370 anos", ou seja, em 1332. Este diploma, passado pelo Abade do Mosteiro de Alcobaça, D. João Martins, foi renovado em 1422 pelo então Abade D. Fernando Quental, até que, sob o reinado de Manuel I de Portugal, este soberano lhe passou o chamado Foral Novo, em 1514.

    Foi sede de concelho, constituído pelo território da freguesia actual, acrescido de alguns lugares hoje pertencentes à freguesia de Famalicão.

    Com a reforma administrativa de meados do século XIX, o concelho foi extinto e a freguesia anexada ao de São Martinho do Porto, entretanto também suprimido. Passou então para o de Alcobaça, depois para o de Caldas da Rainha (por pouco tempo) e de novo para o de Alcobaça - no qual se conserva desde o início do século XX.

    [editar] Atrações
    A povoação é conhecida pelo seu famoso pão-de-ló, autêntico "ex libris" da terra, que o jornal "Ecos do Alcoa" designava, em 1932, por "pão-de-ló da tia Amália".

    Realizam-se na vila as festas de Santo Amaro, de 14 a 17 de Janeiro, e de Nossa Senhora do Rosário, no primeiro fim-de-semana de Setembro.

    Não sei se é bem assim, mas espero a tua confirmação

    Abraço
    Vitor Rosa

    ResponderEliminar